A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
A estação de São Leopoldo foi inaugurada em 1874 como ponto final da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. O prédio chegou pré-fabricado da Inglaterra e foi montado no espaço a ele destinado. Em 1876, a linha foi completada, até Novo Hamburgo. No final do século 19, a estação foi aumentada, com
a inclusão de mais um corpo que ganhou uma janela da então recem-demolida estação original de Porto Alegre, que era igual. Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS. Em 1907, a descrição de um livro desse ano referia-se a ela como sendo "um edifício de madeira, sobre alicerces de alvenaria, em forma de chalé com a área de 21,70 x 7,10 m, dando frente para o logradouro público, do qual tem acesso por uma porta. Para a plataforma tem 3 portas cobertas por alpendres. Está dividido em vestíbulo, sala para bilheteria, idem para escritório e telégrafo e um buffet". A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxiase de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela. Em 1912, um ramal (desvio) de 11 km para a Pedreira São Borja, da empresa João Correa e Filhos entraria em operação, facilitando o envio de pedras para as construções de Porto Alegre.
Os trens de passageiros cessaram as atividades na estação de São Leopoldo em 1982. A estação, de madeira, que abriga um museu ferroviário, esteve ameaçada de ser desapropriada pela Trensurb nos anos 1980, mas foi salva pela comunidade. Foi reconstruída em suas linhas originais, pois estava bastante descaracterizada depois de mais de 100 anos atendendo à ferrovia. Uma nova estação, próxima a esta, foi construída para a nova linha da Trensurb. Ao lado da velha estação, as locomotivas e carros que um dia andaram por ali estão hoje expostas. Não há trilhos; os da Trensurb que vão para a estação atual são elevados naquele trecho.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br
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