domingo, 25 de maio de 2014

A história desembarcou nesta estação

     A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolon­gada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Au­xiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a li­nha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Car­los Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Mon­te­negro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
     A estação de São Leo­poldo foi inaugurada em 1874 como ponto final da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a The Porto Alegre and New Ham­burg Brazilian Railway. O prédio chegou pré-fa­­bricado da In­glaterra e foi montado no espaço a ele destinado. Em 1876, a linha foi completada, até Novo Hamburgo. No final do século 19, a estação foi aumentada, com
a inclusão de mais um corpo que ganhou uma janela da então recem-demolida estação original de Porto Alegre, que era igual. Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS. Em 1907, a descrição de um livro desse ano referia-se a ela como sendo "um edifício de madeira, sobre alicerces de alvenaria, em forma de chalé com a área de 21,70 x 7,10 m, dando frente para o logradouro público, do qual tem acesso por uma porta. Para a plataforma tem 3 portas cobertas por alpendres. Está dividido em vestíbulo, sala para bilheteria, idem para escritório e telégrafo e um buffet". A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxiase de Porto Alegre-U­ru­guaiana, até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pes­tana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela. Em 1912, um ramal (desvio) de 11 km para a Pedreira São Borja, da empresa João Correa e Filhos entraria em operação, facilitando o envio de pedras para as construções de Porto Alegre.
     Os trens de passageiros cessaram as atividades na estação de São Leopoldo em 1982. A estação, de madeira, que abriga um museu ferroviário, esteve ameaçada de ser des­a­propriada pela Trensurb nos anos 1980, mas foi salva pela comunidade. Foi reconstruída em suas linhas originais, pois estava bastante descaracterizada depois de mais de 100 anos atendendo à ferrovia. Uma nova estação, próxima a esta, foi cons­truída para a nova linha da Trensurb. Ao lado da velha estação, as locomotivas e carros que um dia andaram por ali estão hoje expostas. Não há trilhos; os da Trensurb que vão para a estação atual são elevados naquele trecho. 
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br

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