sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mortes com HIV no RS é o dobro do País

Segundo dados do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 2014, divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registradas 11,2 mortes relacionadas ao HIV para cada 100 mil pessoas no Estado em 2013. Em todo o país, foram 5,7 casos para cada 100 mil habitantes. Nos últimos 10 anos, segundo a pesquisa, o país registrou uma queda de 13% nas mortes envolvendo o HIV.  Porto Alegre é a campeã em número de casos de AIDS no país 

Os dados foram alertados por especialistas da Secretaria Estadual de Saúde durante a reunião mensal da diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/RS aconteceu em Canoas, no  auditório do Hospital Universitário da Ulbra. 

A reunião foi dirigida pelo secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio e recebe secretários municipais de Saúde de todo o Estado, manteve duas  tônicas: O Câncer e a AIDS,  e  as epidemias  que assolam o Estado e o País, e a situação agravante na unanimidade dos  municípios perante os cortes da União e do Estado no orçamento da Saúde.

“Diante do caos, é que surgiram as maiores estratégias e soluções da humanidade. E é justamente em encontros como estes que encaminhamos medidas realmente importantes para a sociedade”, ressaltou o Prof. Me.  José Eri Medeiros, ao falar sobre a reunião.

Os mais de 30 secretários ali presentes e representados discutiram também os projetos
“ Maio Vermelho”, sobre a prevenção do Câncer Bucal; as conferências municipais de Saúde, o  Congresso COSEMS 2015 entre outros assuntos.

 O IBSAÚDE que foi mencionado na mesa diretora, foi citado como uma das soluções para a capacitação técnica, através de seus cursos de “Formação de Multiplicadores e equipes interdisciplinares de promoção de qualidade de vida e sensibilização para redução das infecções por doenças sexualmente transmissíveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário