quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Procon de São Leopoldo divulga pesquisa de preços do material escolar

     O Procon realizou uma pesquisa comparativa de preços de material escolar entre livrarias e papelarias do município. A coleta de dados ocorreu na segunda quinzena de janeiro entre as empresas que aceitaram participar da pesquisa. Apesar da grande variedade no mercado, foram selecionados 60 itens comuns nas listas solicitadas nas escolas leopoldenses. Cada fornecedor foi requisitado a informar se possuía o item, o menor valor com aquelas características, assim como a marca do produto.

     O objetivo principal da pesquisa foi demonstrar na prática que um mesmo produto pode ter uma grande variação de preço de um estabelecimento para o outro. “A pesquisa de preços é um poderoso instrumento para o consumidor. Através dela, o consumidor pode adquirir os produtos com menor preço em diferentes fornecedores, fazendo assim, uma grande economia”, ressalta a secretária de Garantias Individuais em exercício, Rosângela Garcia Dorneles, pasta a qual pertence o Procon.

     Na pesquisa realizada pelo Procon a maior variação de preços foi de 856% no preço do Dicionário de Língua Portuguesa com reforma ortográfica. Já o caderno de desenho grande, 48 folhas, com seda teve a menor variação, 17%.

     “A economia no material escolar pode começar dentro de casa”, afirma Clovis Okada, diretor do Procon, sugerindo que antes de comprar os itens da lista, seja verificado se já possui alguns produtos que mesmo usados podem ser reaproveitados. “Ano letivo novo não deve ser confundido com material escolar novo. Essa consciência de reutilização deve ser estimulada e despertada desde cedo”, aconselha Okada.

     Os pais também podem exercer um importante papel, reunindo-se em grupos para uma compra coletiva. A quantidade de produtos a ser adquirida pelo grupo pode significar ótimos descontos junto ao fornecedor. Trocas de livros didáticos entre pais, com filhos em idade escolar diferentes, também podem significar uma oportunidade para economizar.

     O Procon também lembra que ao adquirir qualquer material (escolar ou não) deve-se exigir sempre a nota fiscal, que é garantia para exercer os direitos de consumidor. O Procon de São Leopoldo localiza-se na avenida Dom João Becker, 754, centro administrativo, São Leopoldo. 


Fonte: Prefeitura de São Leopoldo/Procon

Nenhum comentário:

Postar um comentário