quinta-feira, 19 de junho de 2014

Prefeitura coloca placas contra a corrupção.


     Por mais curioso que seja e mesmo acreditando que isso não deveria ser considerado como algo extraordinário, o Prefeito de Santa Rita do Sapucaí nas Minas Gerais, Jéfferson Gonçalves Mendes, mandou colocar, desde a entrada da Prefeitura até o seu gabinete e em todos outros departamentos, placas com os seguintes dizeres: “É expressamente proibido oferecer presentes para o prefeito e funcionários. Começa com um presentinho, presentão, depois dinheiro e a maldita corrupção.” 
     Segundo o prefeito: “A corrupção é a maior praga do país e para combatê-la nós temos que começar pelas prefeituras e o exemplo tem que partir do prefeito. Existe o corrupto e o corruptor, o corruptor oferecendo vantagens com uma mão e o corrupto com as duas mãos para pegar. Um incêndio começa com um palito de fósforo e a corrupção começa com um presentinho. É preciso combater essa praga porque ela consome grande parte da arrecadação do município prejudicando enormemente a população. Ser honesto não é mérito e nem qualidade de ninguém é obrigação de todos e com certeza um dia as pessoas honestas terão seu valor. Nós da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí estamos nessa luta contra a corrupção e esperamos que Deus nos abençoe pois sabemos que é um trabalho muito difícil, porque infelizmente a ganância das pessoas pode ser muito grande.”
     Se as placas irão funcionar somente o tempo poderá dizer. Mas não vamos culpar somente o governo pela corrupção, pois é comum o cidadão, não generalizando, querer sempre tirar vantagem em alguma coisa. Se existe o corruptor é porque alguém se sujeita a ser corrompido, basta olharmos as eleições, pois por mais que se fale desse ou daquele político, basta ele se candidatar que será eleito. Depois, é claro, aparecem as denúncias de envolvimento em falcatruas e centenas de CPIs, que na maioria das vezes não dão em nada, pois ninguém quer dar tiro em seu próprio pé, a não ser aquele que não sabe manejar uma arma, nesse caso a política. 
     A política não é ruim não, muito pelo contrário, ela faz parte de nossa vida, o que faz mal é o uso errado dela, e o nosso país é o maior exemplo disso, infelizmente. Quando uma única pessoa se manifesta contra algo, podemos dizer que ela está errada, mas quando milhares de pessoas, num mesmo local e na mesma hora tomam uma atitude até um pouco desrespeitosa, é porque alguma coisa está quase ou totalmente errada e é preciso que os envolvidos façam uma auto-análise, antes que seja tarde e a cobrança venha com juros altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário