sexta-feira, 13 de junho de 2014

Um crime contra o tradicionalismo

     Há anos vem se arrastando um ato criminoso contra o tradicionalismo gaúcho na cidade de São Leopoldo. Existe um processo na justiça onde um ex-patrão do CTG Estância da Amizade, um dos mais antigos da cidade, questiona um valor que ele teria emprestado ao CTG e não teria recebido o devido reembolso.


     Não queremos aqui questionar a veracidade dos fatos, isso cabe à justiça, que inclusive já deferiu em favor do ex-patrão, estamos isso sim questionando uma posição da sociedade e, principalmente, do governo municipal. O prédio do CTG já esteve ameaçado de leilão, mas por intervenção de algumas pessoas, isso até agora foi protelado.

     Tanto o governo municipal anterior como o de agora estão se fazendo de desentendidos, não tomando nenhuma atitude para evitar que um símbolo da tradição gaúcha de nossa cidade desapareça, dando lugar, quem sabe, a mais uma exploração imobiliária, pois segundo o que se houve a boca pequena pelas ruas da cidade, já existe interesse nesse sentido. 

     A atual patronagem junto com algumas pessoas da comunidade procurou diversas vezes nossas autoridades sem obter nenhum apoio, mas na época de eleições, esses mesmos políticos, procuram o espaço para realizar jantares e comícios buscando votos, para isso a comunidade tradicionalista serve.

     Nesta semana estava para ser realizado um leilão do prédio, inclusive com a presença do leiloeiro no local, mas a ação de um cidadão leopoldense, sensibilizado com a situação, conseguiu uma liminar impedindo a realização do mesmo. Apenas um paliativo, pois nova data já foi marcada para antes do final do mês.

     Alguns leopoldenses já iniciaram um movimento para o tombamento histórico do prédio, mas até agora não conseguiram o apoio do nosso governo municipal, talvez por ainda estar longe da disputa eleitoral.

     Não queremos aqui defender que dinheiro público seja gasto de forma discriminada, pois muitos dirão: vão tirar dinheiro da saúde ou da educação para investir num CTG? Queremos sim que o governo municipal tome uma atitude em defesa da cultura e tradição leopoldense. Transforme aquele local num Centro de Tradições Leopoldense da Cultura Gaúcha, dando oportunidade à comunidade, principalmente jovens, a conhecer e aprender sobre a tradição gaúcha, através de oficinas específicas, por exemplo.

     Não deixemos que uma parcela importante da história de nossa cidade seja trocada por mais um edifício, como já ocorreu em várias ocasiões em nossa terrinha.

     Nessa hora onde estão os tradicionalistas de nossa cidade? Não é o momento de provar que estão unidos? Em algumas reuniões no CTG para discutir o assunto, houve presença de poucos patrões ou representantes de outras agremiações. E o nosso Prefeito? Qual sua posição sobre o assunto? E o CLTG, MTG e outras entidades e secretarias ligadas à cultura ou tradicionalismo, porque até agora não se manifestaram?

     Nisso tudo só existe uma certeza. Se a comunidade conseguir evitar o leilão, muito provavelmente em meados de 2016, várias bandeiras, de várias cores, estarão querendo seu momento de glória dentro do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário