terça-feira, 15 de março de 2016

Alertas e medidas preventivas para evitar o Zika Vírus
Natural de São Leopoldo, o médico Luiz Antonio Oliveira acumula ao longo de sua trajetória profissional, através da convivência com a precária estrutura da saúde pública e as reais necessidades da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).  Além da experiência, como secretário estadual e municipal de saúde, onde atuou como gestor público. Neste sentido, afirma que tanto a União, quanto o Estado poderia ter planejado ações preventivas e concretas de combate a Dengue e a Zika Vírus.

Luiz Antonio destaca que o Estado poderia ter planejado ações de prevenção e que o mosquito da Dengue foi um prenúncio do Zika Vírus. “Sem dúvida poderia ter realizado um trabalho de prevenção desde o surto que a Dengue provocou em algumas regiões do país”. Em sua avaliação, os governantes devem avaliar os efeitos Zika vírus que esta comprometendo toda uma geração que irá absorver e apresentar lesões graves. O médico se refere aos casos de bebês brasileiros que vêm apresentando má formação, como a microcefalia.  Segundo ele, esta epidemia irá refletir na saúde publica, tanto a União, quanto os Estados devem disponibilizar assistência médica a essa geração que esta nascendo com a saúde comprometida. Mas faz uma ressalva. “Devemos avaliar o grau de comprometimento no uso ocular, neurológico, motor e sensitivo”.
Questionado sobre alteração na Legislação Brasileira no que tange ao aborto, alega não ser a solução, mas sim a prevenção, mas que devem ser adotadas medidas pelos governantes para enfrentar essa epidemia. “Lamentavelmente não havia na literatura nenhum caso retratado, mas que as medidas preventivas, onde o frio predomina, já poderiam ter sido tomadas”.

Entenda o que é o Zika Vírus
O vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

Os Sintomas
Febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Para maiores esclarecimentos, o médico deverá ser consultado

Fonte: Ministério da Saúde
Mais informações Disque Saúde 136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário