terça-feira, 15 de março de 2016

São Leopoldo tem plena aplicação de legislação para o lixo 
Pioneira na aprovação de Lei específica que trata da incineração de resíduos sólidos entre os municípios gaúchos, a cidade de São Leopoldo sancionou em setembro de 2015 a Lei n. 8176. A norma legislativa de autoria do Vereador Cláudio Giacomini (PSDB) visa a proibição da utilização da tecnologia de incineração no processo de destinação final de resíduos sólidos urbanos, que compreende todo lixo doméstico, comercial e prestadores de serviços e de limpeza urbana. A aprovação da Lei simboliza uma antiga reivindicação por parte das Cooperativas de catadores da cidade, destaca o presidente da Cooperfeitoria, Josué Carvalho. Em sua avaliação, a Lei do vereador Giacomini é importante por barrar preventivamente o processo de incineração de lixo, ainda inexistente na cidade, que é danoso ao meio ambiente.
 Importante destacar que a referida Lei veda, inclusive, a concessão pública para empreendimento que promova o aproveitamento enérgico a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos (recicláveis) oriundos da coleta convencional. O não cumprimento da lei acarretará ao infrator, além das sanções previstas na Lei Federal 9605/98 e no Decreto 6514/2008, uma multa de 100.000 (cem mil) UPFs por dia de funcionamento da tecnologia.
 Empreendedorismo na reciclagem      


Natural de Carazinho, Josué Carvalho liderou a fundação da Cooperfeitoria (2012), reside na região desde os 14 anos e conhece bem a realidade da coleta de lixo e material reciclável na cidade. Mas iniciou suas atividades como catador somente em 2001, após se dedicar um período no ramo calçadista e obter capacitação profissional na área administrativa. Josué conta que como catador individual procurou colocar em prática todo o conhecimento adquirido e montar seu próprio negócio. E começou a desenvolver a parte organizacional administrativa e de liderança na nova atividade. Conta que a partir dessa deliberação pessoal começou a participar de fóruns dos Catadores de São Leopoldo e também do Fórum do Vale. Atribui a convivência com outros catadores a idéia de fundar uma cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário