terça-feira, 15 de março de 2016

Prefeitura de Gramado intervém na gestão administrativa do Hospital
O Instituto IBsaúde integra  a comissão gestora do Hospital Arcanjo São Miguel
Considerando o atendimento médico-hospitalar indispensável à manutenção da saúde pública e que sua interrupção pode causar prejuízos irreparáveis aos usuários locais do SUS, o Prefeito Nestor Tissot por meio do Decreto N. 023/2016 interviu pelo período de 180 dias na gestão do Hospital São Miguel Arcanjo de Gramado, na segunda-feira,( 29/fev). 
De acordo com o chefe do Executivo, o possível fechamento dos serviços e a falta de clareza nas finanças impulsionaram a intervenção na gerência da Casa de Saúde realizada pela Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas). Fundada em 26 de outubro de 1947, a Casa de Saúde conta com 89 leitos e totaliza 260 funcionários.

 Conforme o Secretário de Saúde Jeferson Moschem  a intervenção visa assegurar basicamente os serviços a comunidade e a comissão instaurada para administrar o Hospital visa trabalhar sempre em conjunto, com o propósito de assegurar todos serviços na Casa de Saúde. Disse também que a comissão interventora deve honrar os compromissos contratuais e financeiros do Hospital e assegurar os serviços humanizados a comunidade. “Manter o serviço de excelência que o Hospital presta a população é o nosso dever como gestor público”.
Logo após o comunicado oficial do teor do Decreto administrativo aos integrantes do Sefas, o Prefeito Nestor e o secretário Jeferson percorreram os principais setores do Hospital e conversaram com todos os funcionários acerca da nova gestão e quais as razões que motivaram a intervenção na gerência do Arcanjo São Miguel. O Prefeito fez questão de ressaltar a cada integrante do quadro funcional, que jamais iria permitir a paralisação dos serviços médicos, como fechamento da UTI e demais atendimentos a comunidade. Por fim, agradeceu a dedicação e trabalho de todos que fazem parte do Hospital gramadense. “Para salvaguardar a todos, nosso objetivo é que siga o atendimento médico, visando fortalecer a credibilidade médica-hospitalar em nossa cidade e região”. Destacou que o fato do Hospital Arcanjo São Miguel ser o único estabelecimento de internação clínica do município que realiza atendimento hospitalar pelo SUS, não pode paralisar o atendimento sob nenhum aspecto. Destacou ainda, a importância de valorizar e manter o quadro de funcionários e desempenhar uma gestão compartilhada e neste sentido, assegurou que neste momento, não haverá desligamentos ou demissões.
 Referente a intervenção administrativa prevista na legislação municipal e federal, visando prover melhorias e principalmente assegurar o atendimento a comunidade, o Procurador geral do Município Dr. Marcos Pons explica que do ponto de vista jurídico, o Decreto pode ser prorrogado por mais 180 dias se o Executivo entender necessário. Questionado no que tange a reversão judicial do ato de intervenção, disse que pode ser revisto pelo Judiciário. “Nossa preocupação é reorganizar o serviço hospitalar e manter a saúde pública no município, conforme previsto na Legislação”.
 O Presidente do IBsaúde e Professor José Eri Medeiros é Coordenador do Curso de Especialização em Saúde da Família e da Comunidade da Unisinos e Mestre em Saúde Coletiva, anunciou que em 60 dias o Instituto irá realizar o primeiro curso de humanização com os funcionários do Hospital. Medeiros assegurou que o curso sobre humanização em saúde no ambiente hospitalar corresponde a política nacional de humanização.

* Confira a íntegra da Reportagem, na edição Março/2016 do Jornal Expresso RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário