terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Agentes de saúde de Sapucaia participam de curso sobre saúde bucal

     Buscando a capacitação dos servidores e qualificação do serviço de saúde bucal em Sapucaia do Sul, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo o curso Qualificando o Trabalho Multidisciplinar em Saúde Bucal. A formação é voltada para 35 agentes comunitários do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de doze postos de saúde.

     Esta é a segunda edição do curso, que ocorreu para outros agentes, no primeiro semestre deste ano. O secretário municipal de Saúde, José Wink, destaca que a capacitação dos agentes é fundamental para o bom atendimento da população, já que são eles que fazem o primeiro contato com os usuários da ESF, durante as visitas domiciliares. “Ofertamos este curso visando a capacitação e instrumentalização dos agentes comunitários, para que eles tenham condições de fazer uma abordagem correta, detectar problemas e realizar o encaminhamento necessário”, disse.

     O curso ocorre na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua São Cristovão, 34, bairro Freitas), das 8h às 12h para uma turma, e das 13h às 17 para outra. As aulas, que iniciaram em agosto e terminam na próxima semana, dia 12 de dezembro, são ministradas pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

     Durante as aulas foram abordados temas como concepção de saúde/doença; Política Nacional de Atenção Básica; diagnóstico de demanda, necessidades ou de comunidade do seu território; além de temas específicos de saúde bucal. Ao longo do curso os agentes realizaram um levantamento de problemas da região de atuação, e elaboraram um projeto de intervenção com enfoque em saúde bucal. Estes projetos estão sendo apresentados e avaliados para uma banca de técnicos da secretaria e do Centro de Pesquisa em Odontologia Social da UFRGS. As últimas apresentações ocorrem nos dias cinco e 12 de dezembro, a partir das 8h30min, no Auditório da Secretaria de Saúde.

Fonte: Prefeitura Sapucaia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário