domingo, 14 de dezembro de 2014

Sérgio Dienstmann é o novo Presidente do Instituto São Leopoldo 2024


     Neste sábado, 13/12, foi realizada a assembleia do Instituto São Leopoldo 2024, que tinha como pauta principal a eleição da nova diretoria da entidade. Em reunião almoço realizada na Sociedade Fazenda São Borja, foi aclamada por unanimidade a única chapa inscrita, tendo como presidente o contabilista Sérgio Gilberto Dienstmann. Aloisio Bohnen, que até então ocupava a presidência, passa a exercer a função de vice-presidente.

     Em seu pronunciamento, Sérgio salientou que a nova diretoria será composta por técnicos que, junto com os outros membros e voluntários, irão traçar metas e planos para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento de São Leopoldo.


     Uma das metas da nova diretoria é ir atrás de projetos que foram elaborados pelo instituto e até hoje não foram implantados pela prefeitura. Sérgio lembrou que uma das funções do instituto é elaborar, propor e cobrar a implantação dos projetos.

A nova diretoria

Presidente: Sérgio Gilberto Dienstmann
Vide-presidente: Aloysio Bohnen
Secretário: Airton Corrêa Schuch
Tesoureira: Raquel von Hohendorff

Conselho Fiscal - titulares:
  1. Andrea Guedes
  2. Cleber Luís Fabres
  3. Alessandro Gil Pereira da Conceição Jochem

Conselho Fiscal - suplentes
  1. Solange Seidl Gomes
  2. Einar Artur Berger
  3. Helbert da Silva Bello Flores
Um pouco da história do Instituto

     Em março de 2009, um grupo de cidadãos leopoldenses iniciou uma série de reuniões com dois temas abrangentes: o bicentenário da imigração alemã no Brasil e a situação de São Leopoldo no período que antecedia este evento.

     Cerca de 20 voluntários iniciaram as reuniões e a partir de 18 de setembro do mesmo ano, registrou-se a primeira reunião formal, com 16 participantes. Ao encerrar o ano de 2009, já se tinha a consciência da necessidade de formalizar este movimento, considerando a importante contribuição de São Leopoldo para a cultura rio-grandense e a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável para o futuro do município, em 3 etapas estratégicas.

     Além da fundação do Instituto, em julho-2010, e sua legalização em setembro (CNPJ 12.605.451/0001-31) a busca de informações e conhecimento convergiu em várias as palestras e reuniões mensais destacando-se:

  • “Tecnosinos”
  • “Perspectivas de São Leopoldo”
  • “Segurança no Vale do Sinos”
  • “Exposição 1934 em São Leopoldo”
  • “São Leopoldo 2020”
  • “Objetivos de Educação”
  • “A água do Rio do Sinos e sua Gestão”
  • “Projeto REVITA”
  • “Museu Histórico Visconde de São Leopoldo”
     O 1° Seminário Anual (agosto-2010) = “O Desafio do Desenvolvimento”, foi o grande evento daquele ano contando com a presença de significativos líderes empresariais e públicos, sendo seu principal palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. A sequência dos trabalhos e reuniões trouxe consigo a responsabilidade de transformação de conhecimento e habilidades dos voluntários do Instituto São Leopoldo, já agora em número 10 vezes maior que os 16 membros Inicialmente registrados em 2009,

     O 2º Seminário Anual (setembo-2011)
= “Alternativas de Logística para São Leopoldo”, criou condições para o desenvolvimento da primeira das 3 etapas do Plano estratégico até 2024: com apresentação do conceito sobre o Aeroporto Vinte de Setembro e discussão sobre as condições de navegabilidade do Rio dos Sinos.
      3º Seminário Anual (julho-2012) = “AGENDA 2016” realizado para a apresentação formal de 61 Propostas da AGENDA 2016 ao candidatos ao cargo de Prefeito de São Leopoldo, visando iniciar um amplo trabalho de colaboração da sociedade leopoldense para a construção de um desenvolvimento sustentável e transformando São Leopoldo num centro de referência de conhecimento e inovação na América Latina, até 2024.

     4º Seminário Anual (julho-2013) tem como tema proposto “A Alemanha em São Leopoldo”, cujo contexto visou criar condições para promover e concretizar um acordo de cidade irmã entre São Leopoldo e uma municipalidade alemã e cuja formalização está prevista em 2014 (190 anos da Imigração Alemã no Brasil, sendo São Leopoldo o “Berço” desta imigração).

     Os membros do ISL2024, por ocasião do seu cadastramento voluntário, decidem o Grupo de Trabalho ao qual desejam fazer parte. Atualmente são os seguintes os Grupos de Trabalho em operação:

  • GTA – Ambiental 
  • GTC – Cultural 
  • GTE – Econômico 
  • GTS – Social 
     Estes GTs são administrados por Coordenadores e Secretários eleitos entre seus membros, para o mesmo período da Diretoria eleita em Assembleia Geral.


Fotos: Regina Osinski e Pedro Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário