quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Deputado Nelson Härter propõe limite para reposição do efetivo da Brigada Militar no RS

     Diante do crescimento dos índices de criminalidade, inclusive em várias regiões pelo interior do estado, o deputado Nelson Härter (PMDB) acaba de encaminhar projeto de lei na Assembleia Legislativa estabelecendo um limite para estancar a falta de efetivo na Brigada Militar. Pela proposta, sempre que o déficit atingir 30% do número de policiais militares, o governo ficará automaticamente obrigado a realizar concurso público para preencher as vagas existentes no quadro de nível médio da BM. "O remanejamento de brigadianos durante os jogos da Copa do Mundo reduziu a incidência dos principais crimes em Porto Alegre, o que demonstrou que o maior problema de segurança pública está na ausência de policiamento ostensivo nas ruas", salientou Härter.

     Caso a regra proposta por Härter já estivesse em vigor, haveria obrigação para o concurso público no atual momento, pois de um efetivo previsto em lei de 34.222 vagas, a Brigada conta atualmente com pouco mais de 22 mil servidores (34,9% de déficit). “Prova disso que o atual governo está realizando um novo remanejamento para a capital, desprotegendo as cidades do interior. O cobertor é curto”, observou. 

     Härter reconhece que o déficit de pessoal na área da segurança é uma realidade que vem se repetindo em todos os governos, situação que se agrava a cada ano por conta das aposentadorias e da própria desistência da carreira por diversas razões. "Por isso, a necessidade de uma política permanente de reposição do efetivo", acrescentou.

     O parlamentar salienta ainda que o parâmetro técnico para a chamada de concurso público é específico ao nível médio da BM, "pois é o policial que efetivamente estará nas ruas protegendo a sociedade". O projeto deverá ser discutido nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte: © Agência de Notícias
Pepo Kerschner* - MTE 6595 | PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário