segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Incentivo aos agricultores: Prefeitura de Campo Bom constrói microaçudes em propriedades rurais

     Alimentos mais bonitos, fresquinhos e com garantia de colheita até em épocas de escassez, como o verão. Esse será o resultado de um convênio entre a Prefeitura de Campo Bom e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que irá construir microaçudes em cinco propriedades rurais do município com a finalidade de reservar água para a irrigação de hortaliças que são servidas nas refeições das escolas municipais, por meio do projeto Alimentação Saudável, e comercializadas na Feira do Agricultor. Na última quinta-feira, 14, o prefeito Faisal Karam assinou a autorização das obras dos microaçudes.
     O agricultor Vanderlei Meurer, 36 anos, comemora o incentivo que, segundo ele, irá melhorar a qualidade das frutas e verduras que produz e vai para a mesa de alunos de escolas municipais. “Estou muito contente, pois o microaçude vai facilitar muito o meu trabalho. No verão eu pego água emprestada do açude do vizinho para conseguir irrigar minhas plantações, agora isso vai acabar e vou poder até ampliar minha produção, assim poderei participar também da Feira do Agricultor”, comemora.

     Os cinco agricultores beneficiados passaram por um processo de seleção e representam a diversidade do sistema de produção: hortaliças, frutas e criação de gado de leite e corte. “A ideia é que eles instalem o sistema de irrigação e que essa técnica sirva de referência para outros agricultores”, explica o coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Campo Bom, Claudinei Baldissera, que junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), trabalha para fortalecer a Agricultura Familiar no município.

     O prefeito Faisal Karam ressalta a importância dos microaçudes para o município. “Em um futuro bem próximo esses agricultores terão reserva de água, o que irá auxiliar nos seus trabalhos, fortalecendo a Agricultura Familiar e fomentando a economia local. Além disso, o que eles produzem é consumido por campo-bonenses, então esse incentivo beneficia também a comunidade, que consumirá produtos com mais qualidade ainda”. Os microaçudes terão capacidade de reserva que varia de 1.200 m³ a 6.500 m³, de acordo com a propriedade.

Fonte: http://novo.campobom.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário