sexta-feira, 29 de agosto de 2014

REPASSE DE RECURSOS AOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS CAI 39% NOS ÚLTIMOS DOIS MESES, SEGUNDO A FAMURS

     O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras gaúchas teve queda de 39% nos dois últimos dois meses (junho e julho). No mês de julho, as prefeituras tiveram um repasse 14% menor do que em junho, que por sua vez teve uma redução de 25% sobre o mês anterior. Tendo uma queda no valor repassado as prefeituras dos municípios gaúchos de R$ 417 milhões no mês de maio para R$ 268 milhões no mês de julho. O levantamento é do setor de receitas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS. O senhor Seger Menegaz, presidente da Famurs declarou que: “Vivemos uma situação preocupante nos municípios, com queda de receitas e aumento dos compromissos com a população. A água já está batendo no pescoço.” 

     Todas estas reduções resultam em prefeituras com menos dinheiro em caixa e algumas cidades do estado já estão tomando medidas drásticas para conter gastos, como o corte de horas extras e a implementação do turno único já em agosto, que tradicionalmente deveria iniciar somente após outubro.

     O Prefeito Nestor Bernardes mostrou-se muito preocupado com a situação apresentada pela FAMURS: “Estamos com o pé no freio. Realizamos uma reunião com os secretários e reduzimos ao máximo as compras, suspendemos horas extras e considerando a necessidade de redução de despesas para adequação deste cenário econômico atual, estamos antecipando para 1º de setembro a volta do turno único, o que já resultará numa economia considerável em consumo de combustível, luz e telefone. São medidas já tomadas por outros municípios do Rio Grande do Sul e que são necessárias até que essa situação se estabilize. Também está sendo feito estudo para ajustes na folha de pagamento com redução de cargos na Administração Municipal. ”

Fonte: http://www.capeladesantana.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário