terça-feira, 26 de agosto de 2014

Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre a prática esportiva escolar

     A importância da prática esportiva escolar e os benefícios do esporte na formação humana dos estudantes foram temáticas abordadas na última edição da seção ‘Jornal’ do Portal do Professor. Além das diversas notícias e entrevistas, a edição 103 da publicação eletrônica oferece sugestões de livros aos interessados no tema.

     A edição também seleciona experiências desenvolvidas por professores diversas escolas da região Norte, Sul e Sudeste. Além disso, a seção ‘Espaço do Professor’ traz uma entrevista com o especialista e professor de física, Eronildo Cornélio de Castro.

     O Portal do Professor é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.

     Confira abaixo os 15 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Pedagogia do Esporte
Renato Sampaio Sadi – Editora Ícone – Brasil – 2010

     A quem interessa o esporte como pedagogia? Certamente a muitas pessoas. O que ensinar e como ensinar sempre foram questões complexas para os professores. Dada a abrangência da atual sociedade, a educação esportiva torna- se uma importante ferramenta em variadas situações da vida e do trabalho.

     No interior da Educação Básica, a educação física trata o esporte como conteúdo curricular, atividade complementar, performance, estética, lazer e cultura, atuando com diversas metodologias de ensino. Neste livro, o método é o próprio jogo. O universo do jogo permite ilações com o universo do esporte.

     Permite também novas possibilidades criativas, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. O ensino de esporte por meio de jogos é apresentado aqui como possibilidade metodológica que deve ser planejada, construída, experimentada, avaliada e discutida pelos interessados.

Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas
Roberto Rodrigues Paes, Hermes Ferreira Balbino – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2006 – 1ª edição

     Neste livro são apresentados nove capítulos, elaborados a partir das discussões e reflexões levantadas pelo Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp).

     Diversos temas pertinentes à pedagogia do esporte são abordados, desde a iniciação em modalidades individuais e coletivas até o treinamento nessas modalidades, acolhendo diversos segmentos da sociedade que o esporte alcança nos dias de hoje.

Modalidades Esportivas Coletivas
Dante De Rose Júnior – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2006

     Esta obra oferece a leitores, profissionais e estudantes de educação física e esporte, ou de áreas afins, um panorama sobre as modalidades esportivas coletivas, apresentando os diferentes aspectos característicos da prática desses esportes.

     A partir de uma visão histórica das modalidades esportivas coletivas, dos conceitos e das classificações, o livro aborda temas como análise de jogo, treinamento, planejamento, avaliação e questões cognitivas, esclarecendo de forma simples e consistente as principais modalidades esportivas coletivas praticadas no Brasil - Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

     Finaliza com abordagens pedagógicas e exemplos de programas de iniciação esportiva desenvolvidos em diferentes instituições. 

Esporte Escolar
Maristela da Silva Souza – Editora Icone – Brasil – 2009

     Segundo a proposta da autora, a educação física realmente vinculada aos rituais pedagógicos da escola precisa passar por uma nova fase de crítica e de reformulações.

     A obra não permanece apenas na crítica ao esporte e à educação física do ponto de vista pedagógico, mas abre uma ampla discussão em torno das questões epistemológicas mais abrangentes que fundamentam a prática da educação física e, em especial, o ensino dos esportes.

     Por fim, também para não ficar apenas no plano da crítica e do debate teórico-metodológico das questões gerais da educação física brasileira, o trabalho se propõe ainda a apresentar o que é denominado por sua autora de ‘possibilidade superdora no plano da cultura corporal’.

Ensinar Esporte, Ensinando a Viver
João Batista Freire – Editora Mediação – Brasil – 2012 – 1ª edição

     Este livro traz profundos ensinamentos sobre o esporte educacional em benefício a todas as crianças e jovens do Brasil. O autor, que trabalhou muitos anos com jovens atletas, narra, com entusiasmo e sensibilidade, como aprender a ser professor e, sobretudo, a gostar de ensinar, com reflexões e relatos sobre sua própria maneira de agir.

     O autor defende que o esporte educacional não deve ter por objetivo principal buscar talentos ou formar atletas campeões. Sua finalidade é formar alunos vencedores na vida pelos ensinamentos que o esporte lhes propicia.

Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência
Dante De Rose Júnior et al – Editora Artmed – Brasil – 2011 – 2ª edição

     A obra busca contemplar as mais diversas tendências e especificidades relacionadas à prática esportiva infantojuvenil.

     Traz ao leitor uma perspectiva atual sobre temas como pedagogia, fisiologia, psicologia, sociologia, treinamento e medicina esportiva, além de contar com novos capítulos que a tornam ainda mais abrangente. Escrita em uma linguagem clara e didática, apresenta os conceitos mais importantes de forma destacada.

A Educação Física e o Esporte na Escola
Silvia Christina Madrid Finck – Editora Ibpex – Brasil

     Neste livro, o leitor encontrará uma reflexão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que contemplam a disciplina, sendo também convidado a conhecer a percepção da Unesco sobre a importância da educação física e do esporte na escola.

     Da análise dos aspectos educativos do esporte à importância sociocultural da educação física em sua relação com os meios de comunicação, esta obra é um desafio à transformação (contínua) do espaço escolar.

Educação Física, Esporte e Diversidade
Marco Paulo Stigger – Editora Autores Associados – Brasil

     Se é inegável que o esporte - como é praticado hoje - é resultado da padronização de uma forma particular de usar o corpo, também é verdade que a sua popularização levou ao surgimento de diferentes formas de praticá-lo.

     Por um lado o esporte apresenta uma perspectiva homogênea que permite serem realizadas trocas esportivas em escala global; por outro, sua democratização trouxe consigo uma diversidade cultural no que se refere às suas formas de realização e aos sentidos que lhe são atribuídos.

1.000 Exercícios e Jogos com Bola
Leonardo B. Silva de Melo – Editora Sprint – Brasil

     O livro aborda o correr, o saltar e o arremessar dando vários enfoques, desde a atividade lúdica objetivando tornar as modalidades atraentes, divertidas e ao alcance de todos, até mesmo algumas atividades específicas de cada modalidade a fim de que o planejamento para a iniciação da criança e do adolescente seja completo.

Educação Física & Esportes
Wagner Wey Moreira – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 17ª edição

     Seria por acaso possível fotografar o século XX, e depois, olhando as fotos, apontar erros, falhas e omissões aqui e ali...? Essa obra mostra que sim. Olhares agudos estão fotografando este tempo e espaço. São estudiosos e pesquisadores que focalizam o hoje e revelam o amanhã, propondo novas diretrizes metodológicas e operacionais, com base em concepções seguras e pertinentes.

Oficinas do Jogo
João Batista Freire – Editora Avercamp – Brasil – 2013 – 1ª edição

     Este livro é parte do resultado do trabalho de muitos anos de professores da disciplina educação física em escolas públicas e particulares, que transformaram suas aulas também em práticas de investigação científica e, agora, disponibilizam os resultados obtidos para futuros professores ou aqueles que já exercem a profissão.

     É por meio dessa disciplina que os trabalhos do grupo, que leva o mesmo nome, entram na escola. Porém, a partir daí, mesmo mobilizando conteúdos típicos da educação física, vão além dela, sugerindo uma pedagogia de formação de conhecimentos de base, tais como aprender a aprender, aprender a pensar, aprender a viver e assim por diante. 

O Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica
Rogério da Cunha Voser, João Gilberto Giusti – Editora Artmed – Brasil – 2002

     Nesta obra, os autores apresentam uma proposta pedagógica para o ensino de futsal desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio.

     Tal proposta aborda desde o histórico deste esporte, passando por aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, até atividades práticas e a elaboração do planejamento das aulas.

Jogos e Brincadeiras para Educação Física
Adela de Castro – Editora Vozes – Brasil

     Os jogos e as brincadeiras ajudam a estabelecer relações humanas, compartilhar experiências e estabelecer contatos; facilitam a aquisição e destrezas físicas básicas e melhoram as atitudes perceptivas.

     Este livro apresenta diversos jogos e brincadeiras de educação física. Destina-se a professores do Ensino Fundamental, mas também será de grande utilidade para quem trabalha em atividades de lazer; também é muito útil como apoio às famílias, para proporcionar diversão das crianças.

Educação Física – Recreação, Jogos e Desportos
Vanja Ferreira – Editora Sprint – Brasil

     Este livro contém resultados de pesquisas, investigações e trabalhos experimentais realizados durante dez anos em colégios da rede pública e particular, verificando as mudanças de comportamento dos educadores e educandos de cada região.

     Observando a dificuldade que a maioria dos profissionais encontra ao se deparar com esta disciplina na realidade das salas de aula, a autora resolveu então elaborar este pequeno manual, visto que não há material suficiente de pesquisa neste sentido, reunido num só livro.

     A obra é um resumo de diversos livros já publicados, de pesquisa interdisciplinar e da vivência e experiência pessoal e profissional ao longo desses anos, com linguagem e ensinamentos fáceis de serem assimilados.

Voleibol Escolar
Ailton Lemos – Editora Sprint – Brasil

     O livro apresenta uma abordagem metodológica de fundamental importância para o voleibol estudantil. Ideal para os técnicos iniciantes no esporte, que procuram um trabalho de qualidade, sério e objetivo, e que buscam uma performance significativa que os leve ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário