sexta-feira, 18 de julho de 2014

MARCHA DO IMIGRANTE. VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

     Estamos prestes a completar 190 anos da imigração alemã, o que rendeu à nossa cidade o título oficial de “Berço da Colonização Alemã no Brasil”, reconhecido por decreto do governo federal. Descontando o fato de os alemães começara a colonização do nosso Estado aqui por São Leopoldo, muito pouca coisa em nossa cidade, nos dias de hoje, nos remete a esse passado. Quase nada sobrou de resquícios ou herança dos alemães por aqui, entretanto muitas outras cidades do estado, algumas bem longe do “berço”, são bem mais alemãs e conservam traços dos nossos antepassados, quer seja na arquitetura, comida, vestimenta, dança, idioma, entre tantas outras coisas.
     Está na hora de São Leopoldo assumir o seu papel de” Berço da Colonização Alemã no Brasil” e começar a mudar para realmente merecer esse título. Podemos começar pela arquitetura de nossa cidade. É normal que as prefeituras deem incentivos à indústrias e comércio que queiram se instalar na cidade, e São Leopoldo não é diferente. Então porque não incentivar a que esses estabelecimentos construam prédios ou simplesmente as fachadas dos mesmos em estilo alemão colonial, oferecendo incentivos que podem ser através de descontos no IPTU ou coisa desse tipo?

     São Leopoldo está, a cada dia, se tornando uma cidade sem identidade, sem passado. Um exemplo disso é o fato de praticamente 90% dos leopoldenses não conhecerem a letra do hino da cidade, muitos até nem sabe que ele existe. E a culpa não é do cidadão, é sim do governo municipal, das escolas, dos órgãos de imprensa local que não divulgam essas informações. Numa reunião de cultura de um instituto de São Leopoldo criado para pensar nossa cidade para o futuro, isso lá pelo início do ano passado, levantei essa questão e os presentes, todos de certa forma com algum grau de importância em nossa cidade, não sabiam quem eram os autores do hino e alguns nem conheciam a letra. Se fizermos um enquete entre os professores de nossa cidade, seja em nível municipal, estadual, federal ou particular, com certeza a grande maioria desconhece o nosso hino.

     Felizmente tive a grata satisfação de saber que ainda temos alguns cidadãos que tentam manter viva a lembrança do nosso hino. O Grupo Voluntário Semeando Músicas, composto por Fernando Zabka, Rui Gressler, Afonso Loewenstein e João Daudt, tem percorrido algumas escolas e outros eventos e colocando nosso hino em seu repertório. Mas é preciso mais. Nossa história está sendo aos poucos esquecida, nossos museus estão se mantendo mais por abnegação de poucos voluntários do que por incentivo de nossos órgãos governamentais ou mesmo de empresários. A Casa do Imigrante, por exemplo, não fosse por um grupo de senhoras do Grupo de Mães da Feitoria, estaria sempre fechada, mesmo assim, em dias de chuva, elas tem de desviar das goteiras que também vão aos poucos destruindo a nossa história.

     O hino, que tem o título de Marcha do Imigrante foi escrito por Danilo Silva e a música foi colocada por Ary Georg, tem sido oficializado como Hino de São Leopoldo através da Lei nº 42572 em 26 de junho de 1996. Não faz tanto tempo assim, mas o suficiente para quase cair no esquecimento.

     Para ajudar a lembrar, colocamos aqui a letra do nosso hino:

A Marcha do Imigrante

Letra: Danilo Silva
Música: Ary Georg


Louro imigrante, só a natureza
Te viu chegar pra trabalhar aqui
E o gigante vale, com certeza se engalanou para esperar por ti.
Penso que a brisa acariciou faceira
Teu peito aberto ao sol do meu país
E a passarada te saudou fagueira
Cantou, por certo, pra te ver feliz
Com teu braço forte
Lutando com a morte
Mostrando coragem
Mostrando valor
De pele tostada
Na mão de uma enxada
Plantaste mensagens
De paz e amor
Não teve flores nunca o teu caminho
E nem teu céu foi sempre todo azul
Mas foi sincero, sempre, o teu carinho
Com a terra virgem dos rincões do sul
Da pátria antiga te restou saudade
Um novo mundo viu costumes teus
No coração que não poupou bondade
Na fronte erguida a se inspirar em Deus

     Nesse link você pode ouvir o Hino de São Leopoldo: http://youtu.be/ZfmA_JYQYQk

Nenhum comentário:

Postar um comentário