quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Procon fiscaliza preventivamente e orienta consumidores e fornecedores sobre o leite com presença de álcool etílico

     O Procon de São Leopoldo iniciou fiscalização para verificar a presença das marcas de leite apontadas pelo Ministério da Agricultura, identificadas com presença de álcool etílico. Os lotes de leite da marca Piá referem-se ao tipo UHT integral L02/2 e L2-3, embalados em 26 de junho, com prazo de validade até 26 de outubro e requeijão light L2, fabricado em 30 de junho, com validade até 30 de setembro. Os leites da marca Santa Clara também apresentaram a presença de álcool etílico em seu leite cru, refrigerado. De acordo com a Superintendência de Agricultura, ainda não foram confirmadas os lotes do leite Santa Clara com alteração e nem a quantidade, mas informações preliminares apontam que o leite não se encontra mais no mercado. 
     Com a intenção de evitar que estas marcas cheguem ao consumidor leopoldense, a fiscalização do Procon iniciou uma atividade preventiva junto aos estabelecimentos comerciais na manhã de quarta-feira (6). Nos estabelecimentos visitados não foram encontrados os lotes indicados para recolhimento cautelar pela Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS). Segundo o fiscal do Procon, Derli Fraga, “além de verificar os lotes apontados, estamos fazendo um trabalho de orientação ao fornecedor para que fique atento e acompanhe a repercussão e desdobramentos deste caso, pois novos lotes podem ser indicados para recolhimento”.

     Segundo a secretária de Garantias Individuais, Inês Becker, a fiscalização terá continuidade: “A fiscalização continuará atuando durante os próximos dias percorrendo vários bairros do município”. Segundo Inês Becker ”o Procon tem a obrigação de atuar ativamente na defesa do consumidor quando problemas desta natureza acontecem”.

     Em nota oficial, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda (Piá) informou que está procedendo o recolhimento no mercado dos referidos lotes, conforme solicitado pela Superintendência de Agricultura. A cooperativa orienta ainda os consumidores que tenham unidades dos lotes indicados na matéria a telefonar para seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) - telefone 0800-9702099. A cooperativa solicitará dados do consumidor e enviará funcionários ao endereço informado para efetuar a troca por leite e requeijão de outros lotes.

     Para esclarecer mais dúvidas, o consumidor pode procurar o Procon municipal na avenida Dom João Becker, 754, no Centro Administrativo ou ligar para o telefone 3526-5144.

Vanessa de Souza Bueno -Jornalista do Núcleo de Imprensa
Gabinete do Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário