quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Prefeitura Municipal de Xangri-Lá iniciou a modernização da máquina administrativa com o projeto denominado “Geo Xangri-Lá”.

     A Prefeitura Municipal de Xangri-Lá iniciou a modernização da máquina administrativa com o projeto denominado “Geo Xangri-Lá”. Este projeto, de grande relevância para o município, consiste na coleta, tratamento e desenvolvimento de informações gerais sobre a cidade, para a criação de um banco de dados multifinalitário.

     O projeto pretende integrar as informações das secretarias municipais, de modo que o sistema possibilite verificar a necessidade de implantação ou melhoria dos distintos serviços públicos. Além de proporcionar o apoio às políticas públicas, mas também na democratização da informação estratégica que refletirá na melhoria da qualidade de vida da população.

     A execução do serviço é realizado pela Empresa PLANAGEO, com a supervisão do Município, através de comissão especialmente instituída para acompanhar e fiscalizar as atividades, a qual já vem trabalhando antes mesmo da contratação da empresa, com a preparação, organização e planejamento do projeto.

FINALIDADE

     O serviço constitui-se do levantamento cadastral realizado através de imagens aéreas coletadas por satélite e identificação dos imóveis (terrenos e construções) mediante medições em campo. O projeto será acompanhado e fiscalizado pela Comissão Municipal de Georreferenciamento e Recadastramento Imobiliário.

     Dentre os objetivos do projeto podem ser elencadas as seguintes atividades:

     • Ordenamento e administração do território;
     • Recadastramento geral de imóveis e empresas;
     • Localização de equipamentos e serviços públicos;
     • Otimização da justiça tributária;
     • Identificação de público-alvo de políticas públicas;
     • Gestão ambiental;
     • Gerenciamento do sistema de trânsito e transportes;
     • Informações sobre dados topográficos, entre outros.

GEORREFERENCIAMENTO

     A iniciativa possibilitará o mapeamento por satélite de toda a área do município, através da construção de uma base informatizada de dados que reproduza a configuração do território do município.

     Este trabalho trará agilidade aos profissionais da Prefeitura nos estudos de Planejamento Urbano, relacionando as informações físicas constantes nos mapas, com as informações alfanuméricas (banco de dados), diminuindo o tempo e os custos na execução das tarefas de gestão do território municipal.

RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO

     Além das imagens aéreas, o recadastramento contará com os dados coletados em campo pelos pesquisadores que verificarão “in loco”, as características físicas das construções (tipologia construtiva); destinação (comercial ou residencial); áreas de terreno e de construções.

     Esse serviço será imprescindível para a promoção do desenvolvimento organizado com a atualização dos dados cadastrais de todos os imóveis da cidade.

O que já foi feito:

     O levantamento topográfico está concluído e o município já tem informações atualizadas acerca da base informatizada de dados que reproduz todo o seu território.

     Este levantamento servirá de base para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura da cidade, tais como, rede de água, esgoto, iluminação, telefonia, coleta de lixo, pavimentação. Tais projetos são indispensáveis para a prestação de todos os serviços demandados pela população: saúde, educação, habitação, transporte, etc.

O que está sendo feito:

     Atualmente a Prefeitura Municipal está efetuando o levantamento de todos os imóveis urbanos para fins de formação de um Cadastro Multifinalitário. Equipes de cadastramento estão visitando todos os imóveis para coleta dos dados.

     Nosso objetivo é contar com informação precisa e confiável sobre o Cadastro Imobiliário Municipal, o qual contará com fotos e dimensões dos imóveis.

     O trabalho de recadastramento está sendo realizado na área que compreende da Avenida Paraguassu para a Serra, sendo que os bairros Figueirinha, Guará, parte de Atlântida e Xangri-Lá já foram visitados e tiveram dados coletados a campo por equipes de cadastramento e o trabalho continuará até Rainha do Mar. No período de verão será realizado na área que compreende da Avenida Paraguassu até o mar.

     Os recadastradores são funcionários da empresa contratada para o serviço, PLANAGEO. Todos os cadastradores comparecem devidamente identificados com crachá da empresa e solicitam aos proprietários autorização para ingressar na propriedade e efetuar o levantamento de cada imóvel do Município.

     É importante que todo cidadão xangrilense receba bem o recadastrador em sua residência, podendo e devendo exigir que ele apresente identificação. A colaboração de todos ajudará a desenvolver o Município de Xangri-Lá.

     Esse serviço é de grande importância para a promoção do desenvolvimento da nossa cidade com a atualização dos dados cadastrais de todos imóveis.

Fonte: http://www.xangrila.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário