quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vereadores de Portão pautam problemas de inundação

     Os alagamentos registrados em Portão quinta e sexta-feira da última semana foram a tônica da sessão plenária do Poder Legislativo realizada segunda, dia 15. Diego Martins (PMDB) disse que devido à elevada precipitação, equivalente a todo mês, não haveria como não ocorrer transtornos. “Contudo, acredito que a Administração Municipal deve avaliar medidas para minimizar o impacto das chuvas, como a construção de uma nova galeria para águas pluviais no loteamento Parque das Hortênsias, somando-se àquela já existente.”

     Roberto Eismann (PT), o Leitão, salientou que, no mínimo, uma vez por ano alagamentos invadem casas na rua São Pedro e no Parque das Hortênsias (foto). Para ele, o principal problema é um canal de esgoto que cruza embaixo da São Pedro e não dá conta de tanta chuva. “Ali deveria ser feita uma galeria, porque a área onde fizeram o Parque das Hortênsias era de inundação. Agora precisa de uma obra nesse local”, afirma o vereador, que considera a situação prioritária. Na opinião dele, o Município deve investir recursos próprios ou reivindicar emenda parlamentar para apresentar uma saída em, no máximo, dois meses.

     Silvio Eurico da Silva (PMDB) recordou que à época da construção do Parque das Hortênsias ocupava cargo na Secretaria Municipal de Obras e alertou o responsável técnico pelo projeto que se tratava de zona alagadiça. “Claro que não ia adiantar um simples diretor de estradas falar para um engenheiro que lá não ia ter escoamento de água, mas o resultado está aí. Precisa de uma galeria e temos de nos juntar para resolver.”

     Jussara Lemmertz salientou que primeiro trataria do assunto com o Executivo para depois tomar uma posição. Mas disse que ela mesma, em casa, sofreu alagamento devido ao excessivo volume de chuva associado com o aterramento de um banhado natural nas proximidades. “Tivemos um bom avanço na época do governo Dary Hoff com a troca de canos, mas o progresso vem, os anos passam e novas situações se colocam diante de nós.”

     O presidente da Câmara, José Volmar Wogt, relatou que esteve em diversos pontos que tiveram inundação. Fez registros fotográficos e conversou com moradores para ter elementos quando a questão for debatida com o Executivo. “Precisamos estudar o que precisa ser feito, porque a tendência é só piorar.” Hoje, Wogt comunicou que vai convidar todos os vereadores para uma reunião na próxima sexta, dia 19, a fim de debater a problemática.

Fonte: http://www.camaraportao.rs.gov.br/cms/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário