sábado, 20 de setembro de 2014

São Leopoldo realiza desfile de 20 de Setembro, com hino, mas sem bandeira

     Na manhã não muito ensolarada deste sábado, 20 de Setembro, feriado em que o povo gaúcho comemora uma data especial para sua história, São Leopoldo não ficou de fora nas comemorações. Desde as 10 horas da manhã, início do desfile, passaram pela Avenida Dom João Becker, guarnições da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Logo após iniciaram-se as apresentações de CTGs e Piquetes de São Leopoldo, seguidos pelos cavalarianos, mostrando que São Leopoldo ainda cultiva e dá muito valor à tradição gaúcha. Exemplo disso é que talvez seja a única cidade brasileira que monta dos acampamentos farroupilha ao mesmo tempo, em bairros diferentes, além de alguns CTGs, Piquetes e Associações montarem o seu próprio evento em suas sedes, como no caso do Grupo Candeeiro e da ASSEMPLIFE – Associação dos Empresários e Profissionais Liberais da Feitoria.

     O palanque oficial estava repleto de autoridades que, ao ser dado o início do desfile, passaram por um momento constrangedor, um pouco cômico até, se me permitem usar o termo. Quando o hino nacional começou a ser executado, todos do palanque ficaram procurando a bandeira do Brasil e a do Rio Grande do Sul, pois como é de praxe, se canta o hino olhando para a bandeira, e por incrível que pareça, num raio de no mínimo 500 metros, não havia uma bandeira sequer, via-se muitas bandeiras de partidos e candidatos à eleição, mas símbolos nacional e estadual, nem pensar. Uma falha grave do protocolo. Num ato onde havia a presença do Prefeito Municipal, representantes da Brigada e Exército, sem contar outras autoridades, um deslize cometido pela organização.


     Segundo algumas pessoas presentes, a “ordem” ou decisão de que não havia a necessidade de colocação de bandeiras partiu do próprio Secretário da Cultura. Se por acaso a secretaria estava em falta de bandeiras, acho que não era esse o caso, poderia ter resolvido com um simples convite aos cavalarianos que abriram o desfile para que estes se postassem diante do palanque durante a execução do hino, porque eles sim, tinham as bandeiras nacional e estadual.

     Mas, mesmo assim, estão de parabéns todos os componentes dos CTGs e Piquetes que se deslocaram dos acampamentos para dar um lindo espetáculo ao público presente ao desfile. 

     Novamente fica um recado aos candidatos concorrentes a uma vaga na próxima eleição: instruam seus cabos eleitorais a respeitarem um pouco mais o público, principalmente em eventos como este. Como já havia ocorrido no desfile da Feitoria, bandeiras tapavam a visão de pessoas que queriam olhar o desfile e quando as bandeiras eram movimentadas, por várias vezes batiam no rosto das pessoas. Com certeza meus caros, mais alguns votinhos foram perdidos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário