sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Deputado Westphalen quer mais atenção do Estado à saúde das mães e bebês

     O deputado Pedro Westphalen (PP) está propondo a criação da Semana da Criança com Saúde, a ser realizada, anualmente, no período entre 23 e 30 de setembro. Nesse período, cada esfera do poder público deve desenvolver ações com a finalidade de informar e conscientizar a população sobre a importância de ações preventivas. O objetivo final do PL 198 2014 é diminuir a mortalidade materna e infantil.

     Segundo as entidades representativas da área médica, no Rio Grande do Sul, a mortalidade materna está próxima ao índice de 50 a 60 para cada 100 mil. Três causas destacam-se: pré-eclâmpsia, hemorragia e infecção. “Atualmente, existem meios de diagnosticarmos, aos três meses de gestação, cerca de 90% das gestantes que desenvolverão a pré-eclâmpsia, enfermidade que faz com que os bebês necessitem nascer com menos de 34 semanas de gestação ou 2 quilos de peso.”

     A mortalidade fetal decorrente dessas doenças corresponde a 40% da mortalidade dos bebês até um ano de idade e mais de 50% da mortalidade perinatal, aproximadamente. “Por isso, deve haver um compromisso de todos os seguimentos envolvidos - estado, médicos, instituições hospitalares - para reduzir a mortalidade materna para abaixo de 20 para cada 100 mil, assim como nos países desenvolvidos”, afirmou o deputado.

     Segundo o deputado, que é médico ginecologista e obstetra, as mortes poderiam ser evitadas se fosse adotada como política pública a melhoria do diagnóstico pré-natal, especialmente através da ultrassonografia. “Apesar dos esforços permanentes para a redução significativa destas estatísticas, a mortalidade infantil no estado, relacionada ao período perinatal, corresponde à cerca de 70% dos casos.” A prematuridade se destaca como uma das principais causas destas mortes.

     Westphalen destacou ainda a importância de reduzir a mortalidade infantil de 12 para cada mil para de 10 para cada mil no estado.

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário