A cada chuva forte nos deparamos com ruas alagadas, arroios que transbordam, enfim, um grande transtorno e prejuízos. E não só na minha ou sua cidade, esse é um problema que ocorre pelo mundo afora. Mas afinal, de quem é a culpa? Do São Pedro, das Prefeituras ou nossa, cidadão que não tem o mínimo cuidado com o destino do lixo ou outros resíduos?
Tirando o São Pedro fora dessa questão, as Prefeituras tem grande parcela de culpa por não manter uma manutenção preventiva das bocas de lobo da cidade e retirada de entulhos dos arroios e rio. E é justo que se cobre dos governantes uma atitude, afinal essa é uma das atribuições do poder público, zelar pela limpeza da cidade e principalmente pela segurança dos munícipes.
Mas nós, cidadãos, temos uma grande parcela de culpa sim, afinal somos nós que jogamos lixo em qualquer lugar, somos nós que jogamos entulhos em áreas de banhado ou próximas de arroios e rio. Basta dar uma caminha pela cidade, qualquer cidade, e poderemos observar a quantidade de papel jogado no chão e lixo depositado em locais impróprios para isso.
Para onde vai esse lixo? Basta uma pequena chuva para que tudo isso vá para os bueiros e leito dos arroios. Tudo vai se acumulando em alguns cantos e quando ocorre uma enxurrada maior, como a que ocorreu nos últimos dias, a água não tem vazão suficiente, ocorrendo os alagamentos ou transbordamentos dos arroios.
Recentemente vi um senhor muito bem vestido que, ao entrar em seu carro cujo valor deve beirar os R$ 80.000,00, retirar um panfleto que estava no para-brisa e simplesmente jogar no chão. Na frente dele juntei o papel e continuei a caminhar sob o olhar de lá vai um trouxa no rosto desse senhor. São pessoas como essa que ao não conseguir andar com seu carro por ruas alagadas em dias de chuva que serão os primeiros a falar mal do governo. Até pode ter razão, porque nossos governos estão deixando a desejar há muito tempo, mas ele com seu gesto foi um dos responsáveis pelo entupimento das bocas de lobo.
Agora por ocasião da proximidade das eleições, já podemos notas o quão suja está ficando a nossa cidade. Culpa dos candidatos e cabos eleitorais que estão distribuindo santinhos nas esquinas ou do cidadão que ao receber o material simplesmente o joga no chão? Se não é favorável ao candidato ou a receber qualquer papel que seja nas esquinas, agradeça e não pegue, simples assim.
Há poucos dias, ao passar por um grupo de cabos eleitorais, ouvi um coordenador de campanha dizer a seguinte frase: “Vamos sujar essa cidade com propagandas e santinhos do fulano para que a população saiba que ele é candidato!” E literalmente eles fazem isso. Em toda eleição isso acontece, principalmente na noite de véspera do dia da votação, basta andar perto dos locais onde estão localizadas as urnas.
Vou dar uma sugestão: ao caminhar pelas ruas e ver “santinhos” espalhados pelo chão, junte, e decore o número do sujeito para que no dia da eleição você saiba em quem não deve votar, afinal se ele é capaz de sujar sua cidade é sinal que não está nem aí para ela, nem para você.
E não adianta um candidato dizer que a culpa é do cabo eleitoral, pois quem paga o sujeito para fazer esse “trabalho de rua” é ele mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário