quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Governo aumenta acesso a recursos de crédito rural

     O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informa que ampliou o acesso da juventude rural ao programa de apoio financeiro às atividades agrícolas. Jovens cursando Ciências Agrárias ou Veterinária há mais de um ano em instituições de ensino superior passam a estar habilitados ao acesso da linha de crédito.

     Também estão aptos a solicitar os recursos aqueles que tenham participado de cursos de formação técnica, como o programa de acesso ao ensino profissional e técnico e programa destinado à educação no campo.

     A outra mudança diz respeito ao número de operações que cada jovem pode contratar. Agora, podem ser concedidos até três financiamentos para cada beneficiário. Antes, era apenas uma operação. O limite por beneficiário é de até R$ 15 mil em cada operação. Os encargos financeiros são de 1% ao ano, o prazo de pagamento é de até 10 anos, com até três de carência.

     “As inovações contribuem diretamente para o desenvolvimento da agricultura familiar, já que mais jovens poderão acessar os financiamentos e um maior número de operações poderá ser efetuado pelo mesmo jovem”, explica o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin.

Quem tem direito ao programa de apoio financeiro às atividades agrícolas
  • Jovens com mais de 16 anos e com até 29, integrantes de unidades familiares que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa;
  • Jovens que tenham participado de curso ou estágio de formação profissional definido pela SAF/MDA;
  • Jovens que tenham orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural;
  • Jovens que tenham concluído ou cursam o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio;
  • Jovens que tenham se concluído ou estudam em Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância, que intercalam a formação técnica do aluno em sua propriedade com a formação teórica geral na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário