terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alunos da escola Caic Madezatti (São Leopoldo) discutem violência contra mulher

Foto: Nilson Winter
     Nesta terça-feira (25), a secretária de Políticas para Mulheres de São Leopoldo, Cristina Santos, e o titular da Delegacia de Polícia de Homicídios de São Leopoldo, delegado Vinicius do Valle, estiveram na escola CAIC Madezzati, no bairro Feitoria, para falar sobre violência doméstica. A palestra faz parte da programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

     “Precisamos conscientizar os jovens de que a violência contra a mulher também os atinge. Em casa, na escola, na roda de amigos as agressões se reproduzem de outras formas e alimenta o ciclo de violência”, explicou Cristina aos 115 alunos de 2º e 3º anos do ensino médio. A secretária também acrescentou que, se omitida, a violência contra a mulher pode se tornar fatal.

     De acordo com o delegado, cerca de 10% dos casos de homicídios em São Leopoldo envolvem mulheres e que atuações como a Patrulha Maria da Penha podem ajudar a diminuir esse índice. “Só a mulher pode requerer as medidas protetivas de urgência. A partir disso que o delegado vai poder remeter ao judiciário para atender ou não do pedido”, disse do Valle ao explicar como atua a autoridade policial nos casos de violência contra a mulher.

     Os "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" é uma realização da Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), Rede de Enfrentamento a violência contra a Mulher, Centro Jacobina, Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária, Secretaria de Desenvolvimento Social, Faculdade EST, Unisinos, Polícia Civil, Fórum de Mulheres de São Leopoldo e Promotoras Legais Populares. A campanha mobiliza pessoas, em todo o mundo, comprometidas com a eliminação das diversas formas de violência contra as mulheres. A programação segue até dia 10 de dezembro.

Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário