sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Transparência e ativismo na internet são temas do primeiro dia do I Simpósio de Democracia Digital

     Começou nesta quinta-feira (13), no TRE-RS, o I Simpósio de Democracia Digital. O evento objetiva promover o debate sobre as diversas manifestações de expressão democrática e de cidadania, sob o ponto de vista tecnológico-virtual. Os assuntos seguem quatro eixos básicos: política, controle social, serviços públicos e eleições. Neste primeiro dia, as discussões giraram em torno de temas como transparência e ativismo na internet.

     O simpósio foi aberto no início da tarde pelo presidente do TRE-RS e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do RS, desembargador Marco Aurélio Heinz. Em seguida, os painelistas Érica Bezerra Queiroz Ribeiro (CGU), Edimara Mezzomo Luciano (PUCRS) e Nicolau Reinhard (USP) fizeram suas exposições acerca dos tópicos Transparência, Accountability e Dados Abertos no Brasil. Érica chamou a atenção para algumas dificuldades na obtenção de dados estruturados e para a relação entre o que dizem as leis e a prática no acesso à informação. Edimara falou sobre proteção contra invasão de privacidade e também destacou que, para se ter transparência, as informações devem ser publicadas de forma a serem entendidas e trabalhadas pelos usuários. Por fim, Reinhard ressaltou que o acesso a informações depende de um ciclo sustentável de troca de dados entre instituições e cidadãos, entre outros agentes.

     Na segunda palestra do dia, a pesquisadora Meghan Cook, do Center for Tecnology in Government, da Universidade de Albany, entrou ao vivo - por vídeo - via internet e falou sobre experiências e ferramentas de "governo aberto" nos Estados Unidos, destacando a participação da população.

     No painel que fechou a programação do primeiro dia, os especialistas em estudos sobre cyberativismo, Elisa Mombelli e Ivar Hartmann, trouxeram à tona as características desse modo de atuação política na internet e debateram sobre casos que ficaram conhecidos mundialmente acerca do tema, como os da Wikileaks e das tentativas de aprovação de novas leis de direitos autorais.

     O simpósio continua nesta sexta-feira (14), à tarde, no plenário do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350).

Fonte: http://www.tre-rs.jus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário