terça-feira, 11 de novembro de 2014

Histórico Médico Escolar deverá ser adotado no RS

     O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou hoje (11) o projeto de autoria do deputado Mano Changes (PP) que estabelece a obrigatoriedade do registro de Histórico Médico Escolar nas escolas das redes pública e particular do Estado do Rio Grande do Sul.

     Conforme a proposta, cabe aos país ou responsáveis pelo aluno, no momento da matrícula ou rematrícula do estudante, fornecer informações médicas necessárias para o preenchimento do histórico médico de seu (s) filho (s).

     O histórico médico escolar deverá conter informações como tipo sanguíneo, vacinas tomadas pela criança ou adolescente, se é alérgico a determinado medicamento, telefones de contato para emergências e se o aluno dispõe de plano de saúde.

     Na justificativa do projeto, o deputado Mano Changes explica que não é raro professores e diretores das escolas socorrerem seus alunos, os levando para ambulatórios ou prontos-socorros e se depararem com situações de risco, pois geralmente o aluno desconhece seu tipo sanguíneo, se é alérgico a algum medicamento ou se é vacinado contra determinada doença. “Com a criação do Histórico Médico Escolar a escola poderá, no momento da matrícula ou rematrícula, buscar essas informações junto a pais e responsáveis, facilitando o atendimento e, até mesmo, salvar vidas em casos mais graves”, completou.

     A intenção é que o histórico seja implementado no Estado a partir de 2015, o que dará o tempo necessário para as instituições se adaptarem e fazerem os ajustes necessários em cada secretaria de escola.

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário