terça-feira, 25 de novembro de 2014

São Leopoldo lança sistema inédito de participação popular

     A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, a população de São Leopoldo poderá escolher as prioridades de sua região de forma totalmente digital através do Orçamento Participativo (OP). A votação pelo site www.opsaoleo.com.br ocorrerá entre os dias 1º e 12 de dezembro. Para votar basta ter título de eleitor registrado em São Leopoldo. Quem não estiver com ele em mãos, haverá um redirecionamento de consulta no TRE.

     “A exigência do título torna o processo mais seguro. Dessa forma será possível garantir que cada cidadão vote uma única vez e somente em uma região. A medida apontará as reais necessidades da comunidade e garantirá a transparência do processo”, explica o secretário do OP, Gilberto Camargo.

     Os tópicos selecionados foram apontados nas plenárias e passaram pela viabilidade técnica das secretarias e pela filtragem do Conselho do OP. Cada eleitor poderá votar nos projetos de acordo com o valor conquistado pela sua região nas plenárias.

     Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir aos pontos de eleição, onde estarão disponíveis computadores conectados (lista em anexo). O OP de São Leopoldo chega a sua etapa final após 32 reuniões preparatórias, 16 plenárias, oito fóruns regionais e a posse dos delegados e conselheiros. As eleições correspondem ao último estágio. Com base nas experiências anteriores, o processo foi aperfeiçoado para readquirir confiabilidade.

Sem atrasos
     Entre as mudanças apontadas, o secretário Camargo ressalta a ampliação do espaço de discussão entre prefeito, secretários e comunidade.

     “Decisões, que antes eram tomadas em uma única assembleia, puderam ser analisadas com mais cuidado. Agora, todas as demandas passam por filtragem técnica antes de ir para a cédula. Isso garante a execução do pedido”.

     Camargo acredita que assim não haverá acúmulo de serviços. “Tivemos problemas com obras atrasadas da gestão anterior. Não queremos mais atrasos”, salientou.

     Outra mudança importante diz respeito ao valor destinado às obras: serão investidos R$ 20 milhões nas necessidades apontadas pela população. É o maior valor já destinado para o OP.

Fonte: Prefeitura São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário