domingo, 30 de novembro de 2014

Aniversário do Museu do Trem com shows de Flanders 72, Gabriel Lins e Jader & Gustavo

     Nada como um dia de sol para comemorarmos um aniversário, não é mesmo? Pois este sábado foi um dia muito especial, estávamos comemorando o 38º aniversário do Museu do Trem, um local criado para que a história da viação férrea não caia no esquecimento, para que os jovens que hoje andam de metrô, com toda sua tecnologia, conheçam como era o transporte de passageiros sobre trilhos no tempo de seus pais ou avós. O museu, que apesar de sua pouca idade, carrega mais de cem anos de história, a começar pelo prédio da estação onde está localizado, construído há 140 anos atrás.

     Assim como nas pessoas, as marcas da idade avançada podem ser vistas em vários cantos do prédio, pontos que necessitam de uma manutenção urgente sob o risco de o mesmo ser vencido pelo tempo. Em seu pronunciamento na abertura das comemorações, o Secretário da Cultura de São Leopoldo, Francisco Weinmann, reconheceu que existe essa situação de “envelhecimento” do prédio, mas ao mesmo tempo salientou sobre as dificuldades de uma manutenção, haja vista que qualquer obra que se faça dispensa muito tempo e dinheiro, por não tratar-se de uma simples reparação, mas sim de uma restauração. “Qualquer obra que vá se fazer precisa ser minuciosamente estudada em seus detalhes para que se mantenha a originalidade do prédio”, salienta o secretário.

     O ponto alto da cerimônia oficial foi a entrega de uma placa ao Secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Henrique da Costa Prieto, por ter sido ele o principal idealizador e batalhador do Museu do Trem. Emocionado, Prieto agradeceu a homenagem, mas preferiu transferir os louros à dois expoentes da cultura da cidade: Telmo Lauro Müller e Germano Moehlecke. Segundo Henrique, “os dois foram os verdadeiros visionários do museu, no momento em que colocaram os pés pela primeira vez no prédio já começaram a sonhar alto com a realidade que hoje comemoramos”.

     O sucesso do evento e a importância do momento podia ser visto claramente nos rostos de toda equipe responsável pelo museu, principalmente em sua Diretora, Lucélia Toldo de Souza, pois pareciam ser eles os aniversariantes e que estavam ali ganhando o melhor presente de sua vida. Mas tudo é resultado de um trabalho sério e dedicado de uma equipe coesa e focada em resultados. A equipe do Museu do Trem é composta por Lisandra Bittencourt, Cinara Isolde Koch Lewinski, Agada Caten, Maurício Pereira, Ícaro Estivalet, Yuri Schönardie Rapkiewicz, Cátia Kupssinskü, Lucélia Toldo de Souza e Suelem da Cunha.

     Além das autoridades já mencionadas, estiveram prestigiando o evento, a Primeira Dama, Tatiana Capovilla da Silva, O Secretário de Obras e representando o Prefeito Municipal, Sandro Cassel, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Brasil Oliveira.



Coleta do Lixo Eletrônico




     Apesar da pouca quantidade de lixo eletrônico recebido pela Cooperativa Feitoria, algo em torno de 300 kg, Josué Carvalho, presidente da cooperativa, acredita que “o mais importante nesses eventos é a conscientização, pois mesmo não levando material para ser recolhido, muitos dos frequentadores aproveitam para tirar dúvidas sobre o assunto. A ideia é fazer essa atividade com mais frequência, criando o hábito na população de que esse lixo deve ser tratado com mais seriedade devido ao seu alto grau de contaminação”. A coleta do lixo eletrônico teve como parceiros, além do jornal e Cooper Feitoria, o Museu do Trem, Romar Bordignon Móveis Eco Design, Rádio 91.1FM, RCT TV, Rádio Stúdio FM, TV São Leopoldo, FEPEME-RS e Paul Borges.

Carros Antigos

     Uma das atrações do aniversário do museu que chamou a atenção dos presentes foi a exposição de carros antigos. Veículos de várias marcas, ano e modelos encantaram por sua beleza e originalidade, misturando curiosidade e admiração.

Os Shows

     A parceria entre o Museu do Trem e o Jornal Expresso RS na organização do 38º aniversário do museu possibilitou a apresentação de atrações musicais que agradaram ao presentes, até por serem de diferente estilos musicais. Numa proposta diferente, os shows foram realizados ao ar livre, na grama do pátio do museu, apenas com a estrutura necessária para a apresentação dos músicos. Essa forma simples e descontraída possibilitou um contato direto entre o público e os artistas, agradando aos dois.

     A convite do Jornal Expresso RS a banda de punk rock Flanders 72 esteve presente apresentando seu trabalho mais recente, o mesmo apresentado durante turnê pela Europa, agora no mês de outubro. Foi mais de uma hora de show dos meninos da banda, composta por Paulinho Tscherniak, Carlos Eduardo Lippstein e Rodrigo Santos. A simpatia e a descontração dos três agradou aos jovens, mas também contagiou a muitos dos adultos presentes, que ficaram encantados com o profissionalismo de três jovens que deram um show de gente grande. A Flanders 72 é uma banda autoral que segue uma forte influência dos grupos Green Day e Ramones. Ao final da apresentação os membros da banda foram cercados pelos fãs que compraram CDs, camisetas e cartazes. Todos foram autografados, logicamente.

     A parceria entre o Jornal Expresso RS e a Rádio 91.1FM, de Sapucaia do Sul, possibilitou também a apresentação de outros jovens talentos leopoldenses. Gabriel Fagan Lins, um menino que pela idade imaginar-se-ia que estaria em frente a um computador jogando game, apresentou-se como se já tivesse anos de estrada, cativando os presentes com sua simplicidade e simpatia. A 91.1FM trouxe ainda a dupla Jader & Gustavo que animaram a todos cantando sucessos sertanejos atuais e passados, principalmente quando chamaram o pequeno Gabriel para formaram, mesmo que momentaneamente, um trio fabuloso, arrancando aplausos de todos.

     A Rádio 91.1FM estava presente com toda sua equipe, composta pela Diretora e radialista Simone Lindner, e por Sirley dos Santos Milaszewicz, Luciano Longaray, Michele Bordignon e Edson Hiran.


     O Jornal Expresso RS agradece a todos que contribuíram para que o aniversário do Museu do Trem não passasse em branco, seja com doações, shows, expositores, mas principalmente ao público que se fez presente, que justificou toda a nossa correria. Agradecemos com carinho à Lucélia Toldo de Souza, Diretora do Museu, e à toda sua equipe pela oportunidade nos dada de fazer parte desta festa.























Nenhum comentário:

Postar um comentário