quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mutirão retira 1,5 toneladas de resíduos do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Foto: Nilson Winter
     O encerramento da V Jornada Roessler e I Semana do Rio foi marcado pelo mutirão de limpeza do Rio dos Sinos, realizado nesta quarta-feira (26) entre as pontes da BR-116 e do Ginásio Municipal Celso Morbach. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Henrique Prieto, foi retirada uma 1,5 tonelada de resíduos. Para o trabalho foram utilizadas quatro embarcações e cerca de 25 caiaques, que percorreram o trecho e também se concentraram nos resíduos retidos no mangote instalado sob a Ponte 25 de Julho com parceria da Petrobras. A ação contou com o apoio dos integrantes do projeto Canoagem na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação, e equipe da Rádio ABC 900, que fez a transmissão ao vivo.

     Prieto explicou que o mangote tem capacidade de reter até 30% dos resíduos flutuantes. “A limpeza do mangote ocorre periodicamente, conforme o volume de resíduos trazidos pelas águas”, ressaltou ao salientar que a Semmam projeta a instalação de mais dois mangotes sob a ponte, o que ampliará para cerca de 80% de resíduos retidos.

     Para a coordenadora do projeto Canoagem, Daniela Maioli, a limpeza é importante, mas diminuir a produção do lixo é necessário. “Precisamos trabalhar sobre a necessidade da reciclagem para o lixo não chegar até aqui”, afirmou. “Com o rio mais limpo fica melhor para remarmos”, destacou Patrick Elieser Faustino.

     O Cravo e Canela, grupo de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nordeste, acompanhou a atividade a bordo do barco Martim Pescador. Maria Teresinha fez a navegação pela primeira vez. “Acho ótimo saber como funcionam as coisas no nosso Rio”, destacou. “Gosto muito do nosso grupo e de participar das atividades, como a de hoje, em que estamos conhecendo o Barco Martim Pescador”, frisou. O secretário também falou sobre a importância do trabalho de conscientização realizado pelo Instituto Martim Pescador. “Pessoas de todo o Vale do Sinos já participaram de navegação, que é orientada por um biólogo. O barco é uma sala de aula flutuante”, enfatizou.

     A V Jornada Roessler e I Semana do Rio tiveram várias ações na região dos arroios da cidade. Desde o dia 12 de novembro, diferentes públicos foram envolvidos no tema “Rio dos Sinos- De todos e para todos”, que abordou a trajetória de Henrique Luiz Roessler e detalhes sobre o rio. Prieto destacou o trabalho da equipe do Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea), que liderou as ações. “Esta é uma programação exitosa e já montamos uma comissão para prepará-la em 2015”, destacou.

     A Semmam realizou a programação com a parceria do Gabinete da Primeira-dama, Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Defesa Civil, Comdema, Fundema, Centro Roessler e Museu do Rio dos Sinos, Instituto Martim Pescador, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Unisinos, Fórum dos Recicladores, Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias, Grupo de Escoteiros João de barro, Consórcio Pró-Sinos, Comitesinos e Itecê.

Sobre o Cepea
     O Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea) realiza um continuado trabalho socioeducativo no Parque Imperatriz e fora dele, com o intuito de construir e estimular uma cultura de preservação ambiental para as presentes e as futuras gerações da comunidade leopoldense e arredores. O Cepea realiza trilhas ecológicas, visita ao Herbário Municipal João Dutra e ao Viveiro Municipal no Parque Imperatriz, além de assessoria para professores, palestras e oficinas, que também são realizadas nas entidades, instituições e escolas solicitantes. Vitória Viel coordena o Cepea, juntamente com a professora Jordana Soares e as estagiárias Isadora Fontoura (Técnica Florestal), Amanda Petry e Fernanda Anjos (Biologia). Contato: eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br e o telefone: 3592 3087.

Fonte: Prefeitura São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário