terça-feira, 25 de novembro de 2014

São Leopoldo intensifica amanhã os exames alusivos ao Novembro Azul

Foto: Nilson Winter
     Quem passa pelo saguão do Centro Administrativo de São Leopoldo se depara com uma grande atividade em prol da saúde dos homens. Durante toda a semana, das 8h30 às 11h30, pode se verificar taxa de glicose e pressão arterial, obter informações nutricionais e de controle de peso e ainda fazer exercícios físicos. Exclusivamente amanhã (26) haverá encaminhamentos de exames de toque e dosagem de PSA.

     O segundo dia da mobilização foi positivo na manhã de hoje (25). A equipe da prefeitura registrou uma grande rotatividade nos atendimentos. A tendência é que o movimento se intensifique amanhã com a realização dos agendamentos.

     “Muito boa a iniciativa. Fiquei sabendo através de uma vizinha. É de boca em boca que passa a infomação, já alertei os amigos sobre a oportunidade”, ressaltou o aposentado Renato Almada. O químico João Francisco Masutti, que ficou sabendo pelo jornal, elogiou a atenção dada principalmente aos homens idosos. “Os mais velhos parecem muitas vezes descartáveis. Esse atendimento mostra preocupação com a saúde preventiva e com as pessoas”, salientou.

     As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e ao combate ao câncer de próstata. A doença é a quarta causa de morte por neoplasia no Brasil, o que equivale a 6% dos óbitos, e segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 12.830 novos casos na região Sul neste ano.

     TODOS ENGAJADOS - As Unidades Básicas de Saúde/Estratégia Saúde de Família também estão engajadas na campanha. A UBS Santo André dá exemplo de criatividade para chamar atenção de prevenção à doença. Na terça-feira (25), às 18 horas, realizará o 1º Torneio de Futebol de Salão do Novembro Azul, no Ginásio Municipal Celso Morbach. Os primeiros a entrarem em quadra são os times femininos Santo André x Feitoria, seguido por dois jogos com times masculinos. Com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Esportes e CEEE, o jogo de futsal tem um alcance ainda maior: os espectadores podem levar um brinquedo, que será distribuído na Festa de Natal das crianças do bairro Santo André. Dentro da programação do Novembro Azul, outras unidades de saúde estarão realizando palestras e repassando orientações aos usuários que aguardam atendimento médico.

     Dentro desta linha de estimular a prevenção e o rastreamento precoce do câncer de próstata, na semana passada, de 17 a 21, foram disponibilizadas consultas para o público masculino na Unidade Móvel de Saúde, que ficou estacionada em frente à Câmara de Vereadores, das 17 às 20 horas. Foram realizados cerca de 30 atendimentos por dia. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria de Saúde, Instituto Nacional da Próstata e Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

A PROGRAMAÇÃO:
25/11 
  • 18 horas - Com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Esportes e CEEE, a Secretaria de Saúde e UBS Santo André promovem, às 18 horas, o 1º Torneio de Futebol de Salão do Novembro Azul, no Ginásio Municipal Celso Morbach. Não há cobrança de ingresso, mas quem puder pode levar um brinquedo, que será distribuído para as crianças deste bairro durante a Festa de Natal.

27/11
  • 13h30 - A UBS Mauá realiza palestra com o médico Marcelo Contreiras, na Associação Comunidade São Roque. No dia 28, a partir das 13h30, tem Grupo de Educação em Saúde sobre orientação nutricional.
  • 14 horas - A UBS Santos Dumont, faz a Tarde Azul. A palestra será com o médico Ricardo Garcia.
  • 8h30 às 11h30/13h30 às 16h30 - A UBS Paim/Paulo Couto terá encaminhamentos de PSA por livre demanda, ou seja, não é preciso agendamento.

SAIBA MAIS
     De janeiro a setembro deste ano, via rede municipal, foram realizadas 540 consultas urológicas por mês, 4.718 exames de PSA total e 76 biópsias, que resultaram em 31 diagnósticos de câncer.

     Já na Oncologia Centenário, clínica referência em tratamento de neoplasias e credenciada pelo Município, 118 pacientes estão em tratamento este ano (78 em quimioterapia e 40 em radioterapia).

Fonte: Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário