terça-feira, 28 de outubro de 2014

Calendário Escolar de 2015 definido: aulas começam entre 18 e 26 de fevereiro

     As aulas nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul devem iniciar entre os dias 18 e 26 de fevereiro, as férias de inverno devem ocorrer entre 18 de julho e 2 de agosto e o encerramento deve ocorrer até o dia 23 de dezembro. É o que estabelece o protocolo de intenções do calendário escolar de referência para 2015, assinado na Presidência da Assembleia, nesta terça-feira (28). Para a definição das datas foram consideradas as peculiaridades regionais do estado, visto que as férias escolares historicamente ocorrem entre janeiro e fevereiro e a necessidade de cumprimento da carga horária de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.

     Para a deputada Marisa Formolo (PT), a unificação do calendário foi possível graças a uma vontade política e ao trabalho conjunto de instituições . “A partir do diálogo com as entidades, se construiu o calendário unificado que é um exemplo da integração entre a comunidade escolar”.

     O ato de assinatura contou com a presença do secretário estadual da Educação, José Clovis de Azevedo, que defendeu a tradição gaúcha de começar as aulas mais tarde em relação aos outros estados. “Nosso verão é muito rigoroso e o chamado veraneio é muito importante para a economia do litoral”. O acordo beneficia alunos e os professores que trabalham em diferentes redes de ensino.

     A presidente do Conselho Estadual de Educação, Cecilia Maria Farias, sugeriu que as discussões para a definição do calendário de 2016 sejam iniciadas logo no início do ano. “Se demorarmos, acaba sendo uma ratificação, pois as escolas já estão com seus calendários prontos.” Outra sugestão tirada do encontro veio do presidente do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), Bruno Eizerik, que defendeu que o governo estadual solicite ao Ministério da Educação o adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os estudantes gaúchos, que iniciam suas aulas praticamente um mês depois dos outros estados, ficam prejudicados na realização das provas, então seria bom que o Enem fosse realizado em janeiro”.

     Também participaram da reunião, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), Federação das Associações de Municípios (Famurs), Federação das Associações de Pais e Mestres e União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Gaúcha de Estudantes (UGE).

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário