quinta-feira, 30 de outubro de 2014

São Leopoldo adere ao Programa de Aquisição de Alimentos

     Cerca de 30 toneladas de hortifrutigranjeiros orgânicos serão entregues, gratuitamente, até o final do ano.

     Com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas locais de agricultura familiar, em julho deste ano, o município de São Leopoldo aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério de Desenvolvimento Social.

     No município são 23 agricultores inscritos e 16 entidades beneficiadas. De acordo com a coordenadora do projeto, Claudia Faleiro, cada agricultor recebe um cartão de crédito específico do PAA - os recursos são depositados diretamente no banco, no máximo 30 dias após a entrega dos alimentos.

     Nesta quinta-feira (30), no Centro de Eventos, cinco toneladas de alimentos foram distribuídas às entidades cadastradas nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras). De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Carmen Renné, todas as entidades assistenciais que fornecem alimentação e têm cadastro no Cras estão recebendo gratuitamente os hortifruti orgânicos produzidos pela agricultura familiar de São Leopoldo. A partir de agora, em todas as quintas-feiras pela manhã o produtor fará a entrega e no mesmo dia, à tarde, as entidades buscam os alimentos.

     Para a representante do Instituto Lenon Joel pela Paz Maria Denise, a doação representa uma economia de aproximadamente 2.500 reais. “Servimos três refeições ao dia para 200 crianças, entre 6 e 17 anos, em vulnerabilidade social. Com a economia gerada poderemos enriquecer o cardápio das crianças.”

     Do outro lado da cadeia, o produtor rural e florista Raul Antônio de Carvalho, disse que esta entrega semanal, de 850 quilos, não chega nem perto do que consegue comercializar na feira de sábado e o que vende diariamente, direto na sua propriedade. “Ter a certeza de que vamos vender é tudo o que o pequeno agricultor precisa”.

Confira a lista das entidades beneficiadas:
     Casa de Acolhimento, Crepar, Isaura Maria, Casa Aberta, IEDE, Nova Geração, COL, Instituto Juadi, Cruz Vermelha, Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Lenon Joel, Vida Nova, Ammep, Centro Medianeira, Apramos e Talitha Kum.

Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário